;

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Verdade?


A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão.
Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores.
Para Nietzsche, a verdade é um ponto de vista". (Wikipédia)


Essa tarde em um bate papo entre amigas ouvi uma delas dizer: - Falo a verdade mesmo, na cara.
Daí comecei a pensar sobre essa questão.
Até onde estou dizendo a verdade mesmo? Até onde essa minha verdade é tão verdadeira? Vale mesmo a pena pagar-se o preço da verdade?
Um amigo sempre costuma dizer que existem três verdades. A minha verdade, a sua verdade e verdade que ambos desconhecemos.
Se assim o é, porque então nos achamos tão detentores desse senso de justiça para com os outros e desatamos a dizer verdades.
Mas elas são mesmo verdade ou é meramente o nosso desejo inconsequente de sair por ai atropelando as pessoas sem respeitar seus credos, sua cultura, seu costume e o seu aprendizado?
Comer manga com leite mata. Verdade ou mentira?
Para você que esta lendo esse texto vai dizer, que idiotice, claro que isso é mentira. Porém para os escravos séculos atrás isso era a mais pura verdade.
“Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.(O Livros dos Espíritos)
Verdade ou mentira?
Para os adeptos da doutrina espírita a mais pura verdade, porém para os adeptos de outros credos religiosos essa definição não é tão verdadeira assim.
E quem detém a verdade? Sabe lá Deus.
E por ai se vão tantas outras verdades que temos como verdadeirissimas na nossa concepção, mas que para o meu vizinho poderá ser ou não.
Sempre ouço as pessoas dizerem: “Discordo de tudo que você disse, mas respeito o seu direito de se expressar”.
Mentira, mentira extremamente deslavada, não respeitamos nem de longe o direito do outro, pois se assim o fosse não teríamos intolerância religiosa, política, filosófica, de gênero, raça e tudo o mais que existe.
Essa é uma reflexão que faz apologia ao vamos mentir para agradar? NÃO.
Mas que nos convida a refletir sobre o até onde devo falar a minha verdade, a respeitar o seu ponto de vista? Expressar o meu pensamento sem passar por cima dos outros tal qual um tanque de guerra talvez fosse o mais prudente e respeitoso. E por que não, em alguns momentos me permitir calar e guardar para mim o que EU penso? Pois o que eu penso é mais uma vez a minha verdade.
Por fim. Qual é a sua verdade? Tem certeza de que ela é absoluta? Ou todas as verdades são relativas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails