;

domingo, 12 de dezembro de 2010

Deprimida Eu?

Costumamos usar essa palavra de forma tõ corriqueira no nosso dia a dia.
Dizemos que uma musica nos deiou deprê, que uma cena, uma noticia, um acontecimento.
Mas isso relamente é verdade ou é somente uma forma muito incorreta de expressarmos uma tristeza passageira que nos acomete ante a esses fatos, pois todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Falar de Deus nesse moemnto também é algo que não ajuda muito, pois alguém em estado de depressão se sente só, abandonado, indigno e Deus messe momento é o retrato de tudo isso.
Se uma pessoa nesse estado acredita que não tem amigos, que a familha não o ama, que tudo na sua vida está errado, então como acreditaria na força de Deus. Nessemomento falar em Deus causa um sentimento piegas ou o de ira.
Falar de Deus sem tocar em seu nome é melhor forma de confortar. Na verdade ouvir muito e falar pouquissimo é uma das melhores formas de auxiliar.
Tentar provar pra essa pessoa que ela esta errada que p mundo se preocupa com ela, não ajuda em nada,porém de forma sutil induzi-la a essa conclusão já é de grande valia.
Alguém em depressão nunca acha que esta nesse estado até que a doença esteja crônica.
Estar perto, um telefonema, um ombro é o ideal para ajudar. Um pequenos gesto para alguem no estado depressivo será grandioso.
Então cautela é o lema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails